Presidente da ANIVEC fala do novo acordo aduaneiro no Porto Canal
- anivec
- Aug 28
- 1 min read

César Araújo, presidente da direção da ANIVEC, participou no programa ADN do Porto Canal conduzido por Pedro Carvalho da Silva, num debate com Paulo Amorim, presidente da direção da ANCEVE, sobre o impacto do novo acordo de taxas aduaneiras celebrado entre a União Europeia e os Estados Unidos.
Ao contrário de outros setores estratégicos, o setor do têxtil e o setor do vestuário poderão beneficiar deste acordo, que uniformiza as taxas aduaneiras em 15% para a maioria dos produtos. Até agora, à maioria dos artigos destes setores eram aplicadas taxas entre 18% e 32%.
Esta harmonização, embora penalize alguns segmentos de produto e outros sectores, representa uma oportunidade para a indústria nacional do têxtil e do vestuário recuperar quota de mercado entretanto perdida para países concorrentes como Marrocos, Turquia ou Egipto, que, até então, beneficiavam de isenções de taxas alfandegárias.
Por sua vez, a ANCEVE considera o acordo ineficaz e prejudicial para a exportação de vinhos portugueses. A solução, defende César Araújo, passará por reforçar a aposta em produtos de maior valor acrescentado e por uma regulação mais rigorosa da forma como a Europa se relaciona comercialmente com países terceiros. Atualmente, continuam a entrar na União Europeia milhares de milhões de produtos de baixo valor, sem qualquer controlo de segurança para o consumidor nem pagamento de taxas ou impostos, ao abrigo de mecanismos como o SPG e o regime De Minimis.










































Comments